CALOPSITA
(NYMPHICUS HOLLANDICUS)
DISTRIBUIÇÃO
Austrália, habitando regiões de cursos d água, regiões com crescimento de gramíneas e terras abertas.
DIMENSÕES
Tamanho aproximado de 30 e
DIMORFISMO SEXUAL
A diferença entre os sexos é a intensidade das cores, os machos apresetam a face e a cabeça predominantemente amarelas com a “bochecha bem vermelhinha”, ou toda branca, enquanto as fêmeas não apresentam tal intensidade.
CRIAÇÃO
As calopsitas devem ser criadas em gaiolas ou viveiros espaçosos, onde possam exercitar-se, sem danificar suas penas. O ninho deve ser retangular com cerca de
Podem viver até 20 anos
CALOPSITAS MANSAS
A calopsita é uma das aves mais criadas no mundo, é muito inteligente, quando criada na mão se torna muito dócil, aprendendo a assobiar músicas (macho) e apesar de não ser comum pode aprender até a falar, é um mascotes, indicado inclusive para crianças por se tornarem muito dóceis.
Cuidados gerais com calopsitas mansas:
Quando você adquirir uma calopsita mansa lembre-se que você deve manuseá-la com carinho, caso contrário ela pode se ficar arisca e relutar em ficar na sua mão, nos primeiros dias são normal que ela estranham um pouco, caso ela pule da mão não corra atrás, tente pegá-la com delicadeza dessa forma você mostrará que é um amigo e não um agressor, em pouco tempo ela estará bem à vontade com você e não tentará mais pular da sua mão, lembre-se que interagir com ela é muito importante, pois as calopsitas são aves sociais e necessitam de companhia, como foram criadas a mão desde bem pequenas elas nos consideram como um menbro de sua família. Apesar de ser mansa, ela deve ter uma gaiola para poder descansar, se alimentar etc., além do que não é aconselhável deixá-la o tempo todo solta principalmente sozinha, devemos colocar alguns brinquedos em sua gaiola para que ela se exercite e se distraia, não se deve superalimentar as calopsitas mansas, nem dar doces e outros alimentos principalmente os que contenham muita gordura, pois como elas não se exercitam voando tem tendência a obesidade.
Devemos manter sempre as penas das asas cortadas para evitar que com um barulho ou movimento brusco ela se assuste e voe para longe, quando isto ocorrer leve-a para o veterinário ou o criador aparar as penas, se não souber não faça, pois pode machucarr o bichinho, verifique sempre se cresceu, quando isso acontecer corte novamente.
ALIMENTAÇÃO
Usamos uma mistura de sementes pequenas ( milho alvo, aveia e alpiste), uma boa farinhada enriquecida com minerais e frutas cristalizadas, girassol à vontade e usamos frutas e verduras que encontra-se com facilidade o ano todo cenoura, maça, couve, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário