JULIO C. LOPES TORRES

SPCO 603




R. Antonio Escorsin, 901 lj 8
Sta. Felicidade

Curitiba - Paraná


Contatos:
( 41 ) 3273 5448
( 41 ) 9905 8588

email: belasaves1@hotmail.com

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FORPUS COELESTIS










FORPUS AZUL
















FORPUS VERDE




FORPUS COELESTIS


DISTRIBUIÇÃO


Originário do Peru, ao longo do Pacifico e do Equador, habitam florestas tropicais, subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.


DIMENSÕES


Tamanho 12 – 13 cm aprox.


DIMORFISMO SEXUAL


O macho possui uma faixa azul cobalto que parte dos olhos e se prolonga ate a parte de trás da cabeça, este azul muito brilhante surge ainda por debaixo das asas e na parte terminal das costas. A fêmea possui uma coloração mais uniforme e menos brilhante, sem as marcações azuis intensas do macho.


CRIAÇÃO


Forpus tornam-se sexualmente maduros aos 10 meses de idade, mas aconselha-se criá-los a partir de 1 ano de idade. A reprodução não costuma oferecer dificuldades, embora alguns casos demorem a acostumar-se com o novo ambiente, a postura varia de 4 a 6 ovos podendo chegar aos 8. O ninho utilizado pode ser também como dos agapornis, ou com uma antecâmara na entrada, para o fundo do ninho podemos utilizar maravalha de madeira. A incubação dura cerca de 20 a 22 dias.

Com aproximadamente 1 mês os filhotes abandonam o ninho, após uma semana normalmente já estão comendo sozinhos, devem ser retirados dos pais. Pois os progenitores vão dar início a uma nova postura e podem se tornar agressivos com os filhotes, em alguns casos, levando até a morte.


ALIMENTAÇÃO


Usamos uma mistura de sementes pequenas ( milho alvo, aveia e alpiste), uma boa farinhada enriquecida com minerais e frutas cristalizadas, girassol à vontade e usamos frutas e verduras que encontra-se com facilidade o ano todo cenoura, maça, couve, etc...



Nenhum comentário: